quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Um passeio até ao Porto Palafítico da Carrasqueira!



Com este texto começa a outra parte que pretendo para este blogue: falar dos locais por onde vou passando, que vou conhecendo e que acho que valem a pena a partilha. Este passeio já não é recente, tal como outros que vos vou falar mais à frente, mas fica o testemunho de uma rota que nem sempre é lembrada por nós, sem ser no tempo de muito calor. Espero que gostem 😊.

No passado dia 24 de abril, do ano passado, resolvemos aproveitar o maravilhoso dia de sol e seguimos rumo a Setúbal pela ponte 25 de Abril, para irmos passear para os lados de Tróia. Já há algum tempo que andávamos a falar em fazer a travessia de ferry para aqueles lados, mas por diversos motivos fomos sempre adiando.

No caminho até ao nosso destino fomos a ouvir música e a conversar e quando chegámos ao cais a fila para o embarque não era muito grande, como costuma acontecer nos meses de mais calor. Aguardámos, pagámos e voltámos a aguardar pela nossa vez para entrar no ferry. Entrámos no ferry, estacionámos carro e subimos até ao piso de cima para irmos a observar a vista para Tróia e para a Arrábida e tirar umas fotografias…da vista e nossas. A travessia leva cerca de 20 minutos e, desde que não esteja muito vento, é muito agradável ir lá em cima a observar o que nos rodeia.

Ao chegarmos a Tróia resolvemos ir até ao Porto Palafítico da Carrasqueira, considerado o maior da Europa, que o mais-que-tudo já conhecia mas eu ainda não. 

O porto Palafítico, encontra-se na aldeia da Carrasqueira, é uma construção feita com estacas de madeira sobre as águas do rio Sado. Sendo esta aldeia uma aldeia maioritariamente piscatória, e sendo as margens do rio bastantes lamacentas, houve a necessidade de arranjar solução para o regresso dos barcos, pois na altura da maré baixa não conseguiam chegar à margem. Para combater esse problema a própria comunidade construiu um cais de madeira, onde as estacas foram inseridas na água e no lodo, até encontrarem terra firme. Por cima da estacaria foram colocadas tábuas de madeira, para construir passadiços e para os pescadores poderem vir desde o local onde deixavam as embarcações até à margem. Além disso desta forma era possível transportar mais facilmente as redes ou o peixe que traziam da faina. Ao longo dos passadiços vão-se encontrando barcos ancorados e pequenas casas feitas em madeira e zinco, que são onde os pescadores guardam as suas coisas.

Hoje em dia este porto ainda serve a muitos pescadores, mas também se tornou local de “passagem” para quem gosta de fazer observação de pássaros ou para os amantes da fotografia, porque, segundo dizem, o pôr-do-sol é magnífico (nós, infelizmente, não ficamos para ver – talvez num próximo passeio para estas bandas).

Este passeio não fica propriamente barato para quem quiser fazer o passeio no ferry (podem ver os preços aqui) Pagámos cerca de €37, ida e volta (um carro e um passageiro – o condutor não conta). Não nos lembrámos do almoço, porque quando saímos de casa tínhamos acabado de tomar o pequeno-almoço, por isso quando chegámos à Carrasqueira parámos no restaurante “O Gonçalves” para almoçar. No entanto, pensando neste passeio com tempo, pode-se sempre preparar um piquenique e fazer o mesmo numa das praias e aproveitar completamente o dia de sol.

 Ficam algumas fotos que fomos tirando durante este passeio.
 
A caminho de Tróia no Ferry Boat
Vista sobre Tróia e Arrábida
Porto Palafítico da Carrasqueira
Porto Palafítico da Carrasqueira





Porto Palafítico da Carrasqueira

3 comentários:

  1. Realmente tantos sítios bonitos e conhecemos tão pouco do que é nosso! Acho que é um sítio para eu registar nos meus apontamentos =P!

    Beijinhos princesa*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está na lista para irmos quando vocês cá vierem ;)... quando os dias tiverem mais compridos e mais amenos, é um sitio excelente para umas boas fotos ;)
      Beijinhos princesa <3

      Eliminar