quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Por Aveiro, em fim de semana de Reis



Uma das coisas sobre a qual pretendo escrever neste blogue é sobre os passeios e locais por onde vou passando, que considero bons sítios e que valem a pena conhecer, sejam eles dentro ou fora de Portugal.

Por isso vamos começar pelo passeio do último fim de semana e por uma cidade que praticamente todos conhecem – Aveiro.

Tenho a sorte da minha família ser de uma vila relativamente próxima de Aveiro e ter tios e primos que moram a poucos quilómetros do centro da cidade e, por esse motivo, esta cidade faz parte da minha infância e vou lá muitas vezes. 

Este ano resolvemos “começar” o ano com passeio e, no fim de semana de Reis, rumamos, mais uma vez, a esta cidade e a casa dos tios. Aproveitamos que são as festas em honra de São Gonçalinho, uma festividade que ainda não tínhamos tido a oportunidade conhecer. 

A festa de São Gonçalinho é uma festa anual da cidade, realizada no Bairro da Beira-Mar (um bairro muito tradicional perto da ria de Aveiro e do centro da cidade), onde se encontra a capela com o nome do Santo. A festa realiza-se sempre no domingo mais próximo do dia 10 de janeiro e este ano teve uma duração de 5 dias (começou a dia 6 e terminou a dia 10). 

Durante estes dias cumpre-se a tradição de pagar as promessas feitas ao Santo e atirar cavacas (género de pão doce, bastante rijo, coberto de açúcar) do cimo da igreja, que são apanhadas por quem está cá em baixo. Dizem que as que caem ao chão são as que são abençoadas. Verdade ou não, o certo é que não se veem muitas cavacas pelo chão, a menos que estejam completamente desfeitas. Na noite de sexta-feira, dia 6, fomos assistir às festividades e ainda conseguimos apanhar umas quantas.

As festividades contam com concertos junto à Ria, fogo-de-artifício, corridas, arruadas, entre outras coisas. Por norma, as cavacas para quem cumpre promessa (e não só) são vendidas pela Mordomia da festa, mas também é possível encontrá-las à venda nas barraquinhas de vendedores que se encontram a toda a volta do recinto da igreja. 

Podem consultar o programa de festas, horários em que a capela está aberta para o arremesso das cavacas e outras informações, na página da Mordomia de São Gonçalinho, no facebook.

Durante o fim de semana aproveitamos para estar com a família, bebemos vinho quente e chocolate quente no Quebramar Xmas Club 2016 e ainda conseguimos ir ver o pôr-do-sol na praia da Barra, tirar fotografias e comer um crepe com ovos-moles numa gelataria da Barra.

Foi um fim de semana muito bom. Esperamos repetir em breve!

Fogo-de-Artifício na Ria de Aveiro
Capela de São Gonçalinho - À espera que atirem cavacas
Capela de São Gonçalinho - À espera das cavacas
Festas de São Gonçalinho - Decoração das ruas

Quebramar Xmas Club 2016 - Fogueira
Quebramar Xmas Club 2016
Quebramar Xmas Club 2016 - Coreto
Vinho quente e Chocolate quente
Pôr-do-Sol na Praia da Barra

Sem comentários:

Enviar um comentário