segunda-feira, 27 de março de 2023

Luxemburgo – Portugal: o jogo de futebol por que todos esperavam!

 

Ontem, dia 26 de março de 2023, decorreu na cidade do Luxemburgo o jogo entre Luxemburgo e Portugal, que conta para o apuramento do Euro 2024, que se vai realizar na Alemanha (mesmo aqui ao lado).

Cachecol Luxemburgo - Portugal @ Stade de Luxembourg, by Me 

Acho que desde que saiu o sorteio para os jogos de cada grupo (onde Portugal e Luxemburgo estão incluídos) que todos os portugueses aqui no Luxemburgo andavam ansiosos com este jogo, à espera que chegasse o dia do derradeiro encontro (o último jogo entre as duas equipas tinha sido em 2021, para a qualificação do Campeonato Mundial de 2022).

Stade de Luxembourg, by Me 

Nós não fomos exceção e assim que os bilhetes foram colocados à venda, aqui no Luxemburgo andamos a pensar em comprar para assistir. Mas, os luxemburgueses não foram parvos e, sendo de esperar que o estádio enchesse para este jogo (ou não fossem os portugueses a maior comunidade emigrante do país, representando mais de 15% da população total do país), colocaram à venda os bilhetes em conjunto para todos os jogos onde o Luxemburgo vai participar e não individualmente. Na altura, não nos pareceu algo lógico e decidimos não comprar (não fazia sentido para nós gastar dinheiro para cinco jogos, só querendo assistir a um deles). O tempo foi passando e nunca mais nos lembramos de tal.

No entanto, por vezes o Universo conspira a nosso favor e vai que na semana que passou ganhamos dois bilhetes, num passatempo, para ver o jogo. Estivemos caladinhos porque nem conseguíamos acreditar na nossa sorte. Não que sejamos fanáticos por futebol, ou coisa que o valha, mas assistir ao jogo da seleção do nosso país de origem, contra a seleção do país que tão bem nos recebeu, era algo que não queríamos perder – e já só achávamos que íamos ver na televisão, como tantos outros emigrantes e não emigrantes. Mas aconteceu e fomos ao estádio. E que grande estreia para conhecer o Estádio do Luxemburgo.

Chegamos ao estádio cedo, ainda as portas se encontravam fechadas. Desde logo começamos a ver os cachecóis, as bandeiras, as camisolas com a bandeira de Portugal e as cores do nosso país. Também se via do Luxemburgo, claro, mas em muito menos quantidade. E muitos usavam um cachecol com as duas bandeiras, tal como nós.

Exterior do Stade de Luxembourg (a espera pela equipa portuguesa),
by Me 

As portas abriram por volta das 19h00 e a entrada deu-se rapidamente e sem confusões de maior. Bilhetes com lugares marcados o que facilita a “não confusão”, muita gente decidiu ficar-se pelos comes e bebes, já que ainda faltava muito tempo até o jogo começar. Foi o que nós fizemos. Comemos, demos uma volta no estádio (por onde tínhamos acesso), pedimos bebidas e tiramos muitas fotos e fizemos muito filmes. Ocupamos o nosso lugar e esperamos pela nossa seleção (e a do Luxemburgo vá) entrar e começar o aquecimento. Cantamos o hino (não cantamos o luxemburguês porque não o sabíamos, mas ouvimos muitos portugueses à nossa volta a cantar os dois). E o jogo começou. Estádio cheio. Claques divididas, mas por todo o estádio uma junção de luxemburgueses com portugueses, em plena comunhão e apenas com vontade assistir ao jogo, sem confusões. E foi o que aconteceu.

Crémant (Espumante luxemburguês), by Me 



Bancada VIP: Grão-Duque do Luxemburgo, Presidente da República português,
Primeiro-Ministro luxemburguês e português, Fotografia LUSA

Equipa de Portugal, Fotografia Kenzo Triboullard-AFP

Equipa do Luxemburgo, Fotografia Ben Majerus

Quando Cristiano Ronaldo marcou o primeiro golo por Portugal, o estádio levantou-se em ovação (e mais ainda depois da decisão do VAR ao validar o golo). E levantou-se novamente com o golo de João Félix, e novamente com o golo do Bernardo e depois no do Cristiano Ronaldo. Terminámos a primeira parte com Portugal a vencer por quatro golos, contra zero do Luxemburgo. Quando a segunda parte começou vimos um Luxemburgo com mais energia e mais vontade de fazer alguma coisa e marcar, mas isso nunca aconteceu. Aos 77 minutos da segunda parte Portugal marca o quinto golo, por Otávio, e depois aos 88 o sexto, por Rafael Leão. Em todo o jogo nunca a claque do Luxemburgo deixou de torcer pelos seus, tal como Portugal torceu sempre pela sua equipa (confesso que achei os luxemburgueses mais barulhentos do que esperava e os portugueses com menos garra na sua claque, mas posso ter sido só eu que sabendo que a maioria dos espetadores do estádio eram portugueses esperava mais barulho da nossa parte).

Bancada do Luxemburgo festeja o golo de Ronaldo,
Fotografia Kenzo Triboullard-AFP

Claque Luxemburguesa, Fotografia da LUSA

Claque Portuguesa, Fotografia da LUSA

Com o final do jogo as duas equipas despediram-se afetuosamente, afinal também haviam seis portugueses (lusodescendentes) na equipa do Luxemburgo. E depois foram despedir-se das suas claques, oferecer camisolas e dar autógrafos. E por falar em luxemburgueses na equipa nacional do Luxemburgo descobrimos no final que, até a mascote da equipa, é vestida por um português.

Mascote do Luxemburgo, Fotografia da LUSA

Foi, para nós, uma experiência fantástica: primeiro eu nunca assistido a nenhum jogo da seleção num estádio (o fotógrafo preferido já o tinha feito em Portugal, no jogo em Portugal goleou a Rússia por sete golos, contra zero, no Estádio de Alvalade, em 2004). Segundo fomos ver ao vivo os “nossos” dois países: Portugal onde nascemos e crescemos e Luxemburgo que nos acolhe desde o ano passado, e que já é um bocadinho nosso também. Em terceiro, ouvir o hino dos dois países ao vivo tem o seu quê e ver que os portugueses também cantam o hino luxemburguês faz-nos sentir orgulho de quem somos e não esquecemos quem nos “deu a mão”. Em quarto, conseguimos bilhetes (oferecidos num passatempo) quando já estava tudo esgotado (para nós não conta a revenda de bilhetes que os levaram a ter preços exorbitantes). E por último, assistir à goleada de Portugal e mesmo assim sentir que os luxemburgueses se mantiveram calmos e nunca deixaram de apoiar a sua equipa, nem os destrataram no final, mas sim aplaudiram. Isto é uma lição de vida e saber estar para muitos que andam por aí.

Resultado final Luxemburgo 0 - Portugal 6, by Me

Data: 26 de março de 2023


Sem comentários:

Enviar um comentário