terça-feira, 16 de junho de 2020

Ilha da Madeira: a Pérola do Atlântico

Chegada à ilha @ Ilha da Madeira (2012), by Me

Em 2012, a nossa aventura aérea passou pela Ilha da Madeira. Em pleno boom dos sites de desconto, era normal aparecerem descontos realmente vantajosos para viagens (e não só), e nós recebíamos diariamente várias newsletters destes sites. Numa dessas newsletters encontrámos uma promoção para um hotel na Ilha Madeira, o Dorisol Mimosa, que achámos interessante. Após algumas pesquisas de voos e contactos com o hotel para confirmar disponibilidades de datas e valores cobrados, percebemos que era realmente uma excelente oferta e, em menos de 24 horas, comprámos os vouchers, marcámos as viagens de avião, alugámos o carro e marcámos férias.

Casas de Santana, Santana @ Ilha da Madeira (2012), by Me

A cerca de 970km de Lisboa, a Ilha da Madeira, é a ilha principal do arquipélago da Madeira (que também inclui Porto Santo, Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens) e tem como cidade principal, e capital, o Funchal. É de origem vulcânica e tem cerca de 742km2 (53,90km de comprimento máximo, por 23km de largura). Com temperaturas médias de 20º durante todo o ano, o seu clima é tipicamente mediterrânico, mas também é possível apanhar dias mais frescos e até neve nas zonas mais elevadas da ilha.

Os portugueses chegaram à ilha da Madeira em julho de 1419, um ano depois da descoberta da Ilha de Porto Santo. Em 1425 foi iniciada a colonização e a partir de 1440 é estabelecido o regime de capitanias em Machico, tornando-se capitão Tristão Vaz Teixeira, um dos descobridores da ilha. No entanto, existem registos da ilha da Madeira anteriores à chegada dos portugueses, datados de 1348.
Com poucas praias de areia fina (a maioria são praias artificiais feitas com areia de Marrocos), nesta ilha encontramos três dos pontos mais altos do país: o Pico Ruivo, com 1861m de altitude, o Pico das Torres com 1853m e o Pico do Areeiro com 1818m.

A caminho do Pico Ruivo @ Ilha da Madeira (2012), by Me

Existem vários trilhos de caminhadas que unem estes três picos e que levam ao topo de cada um deles. O Pico das Torres fica entre o Pico Ruivo e o Pico do Areeiro e, este último é acessível de carro. A sua floresta do tipo Laurissilva foi classificada como Património da Humanidade, pela UNESCO, em 1999. Esta floresta contém diversas espécies endémicas e plantas trazidas pelos colonos. A banana e o maracujá são das variedades mais cultivadas nos solos da ilha.

Bananeira @ Ilha da Madeira (2012), by Me
Flor de Bananeira @ Ilha da Madeira (2012), by Me

Esta viagem foi feita em conjunto com um casal amigo e teve a duração de quatro dias, tempo que consideramos suficiente para conhecer o que a ilha nos oferece. Claro que se tiverem a oportunidade de ficar mais tempo, há sempre coisas para fazer e para ver. Fiquem por aí que vamos contar-vos o que vimos e fizemos ao longo da nossa estadia.


Sem comentários:

Enviar um comentário