segunda-feira, 8 de junho de 2020

Tunísia: o Reino Cartaginense


Embora várias vezes tivéssemos falado sobre conhecer a Tunísia, após os atentados de 2015 foi algo em que nunca mais pensámos. Até que chegou 2017 (o nosso ano de viagens). À procura de uma viagem onde pudéssemos descansar, fazer praia e usufruir de uma parte mais cultural, e de encontrarmos preços absurdos para as ilhas espanholas, resolvemos pedir preços (em várias agências) para este destino. Os preços que nos apresentaram foram bastante simpáticos e menos de 10 dias antes das nossas férias, marcamos viagem (acho que nunca marcamos uma viagem tão em cima da  hora 😂).

À porta do Coliseu El Jem @ Tunísia (2017), by Sérgio Piçarra Photography  

Nesses 10 dias fiz muitas pesquisas sobre a situação do país, o que poderíamos conhecer, as excursões que poderíamos fazer, entre muitas outras coisas. Sendo 2017 o ano de reabertura da Tunísia ao turismo (pelo menos a partir de Portugal) decidimos que todos os passeios que fizéssemos seriam sempre pelo operador turístico. Era uma garantia de que tudo poderia correr bem – e não nos enganamos.

Situada no norte de África e pertencente à região do Magrebe (que inclui outros países como Argélia, Marrocos, Líbia, Mauritânia e Saara Ocidental), a Tunísia tem 40% do seu território ocupado pelo Deserto do Saara e a sua capital é Tunes. Tendo sido inicialmente habitada por tribos berberes, foi colonizada pelos Fenícios por volta do século XII a.C e tornou-se berço da civilização cartaginense, que atingiu o seu auge no século III a.C., tendo a cidade de Cartago sido destruída em 146 a.C.. No ano de 45 a.C., a Cartago Romana renasceu e passou a ser a segunda cidade de todo o império de Roma. No século III contava com cerca de 200 mil habitantes.

Ruínas da Cidade de Cartago @ Tunísia (2017), by Sérgio Piçarra Photography

Uma parte de Cartago foi, posteriormente, destruída pelos Vândalos e, de seguida, os Bizantinos destruíram o que faltava. Os Árabes chegaram ao país no século VII d.C. e aproveitaram as pedras e torres dessa destruição para contruir mesquitas e mausoléus. Nesta altura foi criada a primeira cidade islâmica do Norte de África: Kairouan, a 165km de Tunes. Aqui podemos encontrar a Mesquita mais antiga no ocidente muçulmano, com o minarete (torre) mais antigo do mundo. Ao longo dos anos seguintes a Tunísia foi sendo conquistada sob o domínio árabe e construídas outras cidades. O império otomano conquista o país em 1534 e volta a reconquistar em 1754, desta vez à Espanha, mantendo-o até à conquista francesa em 1881.

Mesquita de Kairouan @ Tunísia (2017), by Sérgio Piçarra Photography

Em 1956, a Tunísia, conquistou a sua independência de França, através de Habib Bourguiba que se tornou, posteriormente, o primeiro presidente do país. Nesta altura, o país passou a ter um dos regimes mais repressivos do mundo árabe, o que aconteceu até 2010, quando se deu a revolução tunisina – a chamada Primavera Árabe. Desde essa altura que passou a ser o povo a eleger os membros do governo e a fonte de legislação nacional passou a ser uma nova constituição, mantendo assim a natureza secular do Estado Tunisino.

A Tunísia é um país que tem curiosidade de conhecer? Siga-me aqui ao lado que vou contar-lhe sobre os nossos passeios e excursões e deixar algumas curiosidades e informações, que nos foram passadas pelo nosso guia turístico.

Sem comentários:

Enviar um comentário