segunda-feira, 11 de maio de 2020

O sabor a férias 🌴🍹🌺

Margueritas de Limão e de Morango @ Restaurante La Siesta, Algés (2015), by Me 

Adoro comer! Ponto! E nota-se pelos quilinhos a mais. Sempre fui bom garfo. Já os meus pais contam que em pequena, quando saíam comigo depois de jantar em casa, eu aceitava comer onde me oferecessem. Pelos vistos também não tinha vergonha! Já disse que gosto de comer? Juntar este prazer ao prazer das viagens, então é espetacular.

Uma das coisas boas que as viagens nos trazem é podermos provar in loco comidas típicas e, algumas vezes, diferentes das nossas. Das melhores viagens que já fizemos, e onde melhor comemos, foi a do México. Fomos em 2015 e, embora o tempo não tenha sido o melhor (uma semana de chuva foi dose), foi uma viagem que nos marcou: pela cultura, pelas pessoas e pela comida…ai a comida! Tendo ficado num hotel com Tudo Incluído tínhamos muita comida à discrição, mas a nossa alimentação foi feita apenas de comida mexicana: burritos, tacos, quesadillas, chilli, pico de gallo, guacamole, nachos, entre tantos outros! Só de pensar fico com água na boca.

A cozinha mexicana é milenar, baseada em pratos confecionados com milho e feijão e influenciada pela colonização espanhola. Está inscrita desde 2010 como Património Cultural Intangível da Humanidade, pela UNESCO. Esta distinção merecida, que eu reitero, percebe-se muito bem: embora eu não aprecie muito a parte picante, adoro a comida e os seus contrastes. Gosto mesmo muito de um bom chilli, intenso e levemente picante, acompanhado por nachos crocantes e guacamole, que o tornam mais fresco. Adoro a fusão da carne e dos coentros servidos nos tacos e servir com pico de gallo ou juntar tudo num burrito e ao comer sentir todos os sabores ao mesmo tempo.

Ainda hoje, em dias de muito calor, o cheiro da humidade do ar, da maresia e da areia molhada, o vento quente na pele fazem-me lembrar sempre esta comida e ter vontade de repetir. Sentar-me num bar de uma praia qualquer com mar azul-turquesa, pedir uma marguerita fresca e acompanhar com estes pratos deliciosos. Ficou com vontade de experimentar?


#workshopescritaparablogues #workshop #workshoponline #viajecomigo #viajecomigo_susanaribeiro #voualiserfelizjávoltoblog #voualiserfelizjávolto

2 comentários: