segunda-feira, 4 de maio de 2020

A sabedoria dos dias de hoje 📚

Pôr-do-Sol @ Quinta da Lagoalva de Cima, Alpiarça (2019), by Me

Acho que todos nós, de vez em quando, provocados por situações mais ou menos boas – normalmente as menos boas ganham sempre vantagem –, somos atacados por pensamentos que nos levam a refletir se alteraríamos alguma coisa nas nossas vidas se pudéssemos voltar atrás no tempo. Normalmente estas ideias prendem-se mais com as coisas que dizemos (ou não), o trabalho, a família ou amigos, mas existem tantas outras que metemos em perspectiva ou que nos arrependemos ou pensamos “se eu tivesse feito desta forma!”. Claro que cada pessoa é diferente e não pensamos/julgamos todos de igual modo. Há pessoas que se calhar não ligam tanto ao passado ou ao que podiam, ou não, ter feito. A mim, de vez em quando, assolam-me esses pensamentos.

Confesso que o ano de 2019, pelos mais variados motivos que não interessam agora para aqui, me trouxeram n vezes essa reflexão. “Se soubesse isto quando tinha 20 anos, as coisas teriam sido diferentes”, foi um pensamento que me assolou muitas vezes em 2019. Mas será que teriam mesmo? Acho que muitas vezes pensamos que a sabedoria dos dias de hoje nos traria vantagens em mais novos, mas nem sempre é assim. Acho que o facto de envelhecermos e termos cometido erros ou termos feito as coisas de outra forma, faz com que hoje em dia também olhemos para as coisas de maneira diferente. Faz-nos ver com quem realmente pudemos contar (e continuamos a poder), quem deu os melhores conselhos, quem ajudou quando houve necessidade, quem esteve sempre lá quando foi essencial. Também nos faz olhar para o quanto crescemos (e aprendemos, na maioria das vezes) com os erros, com as coisas menos boas, com as decisões melhores ou piores. 

Mas não nos podemos esquecer que foram as vicissitudes da vida que nos trouxeram até aos dias que correm, que nos fizeram ser quem somos e a estar onde estamos. Acho que se pudesse dar um conselho há minha pessoa de há 20 anos apenas diria: arrisca mais, luta mais pelo que queres e não tenhas medo. E tu? Que conselho davas a ti próprio?


#workshopescritaparablogues #workshop #workshoponline #viajecomigo #viajecomigo_susanaribeiro #voualiserfelizjávoltoblog #voualiserfelizjávolto

Sem comentários:

Enviar um comentário